O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Configurações URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A RJPP tem como púbico alvo os profissionais, pesquisadores e estudantes interessados pela temática juventude e políticas públicas. Recebemos trabalhos redigidos em português.
Os manuscritos não poderão ser submetidos à avaliação simultânea em outro(s) periódico(s). Quando publicados, passam a serem propriedades da revista.

Declaração sobre Ética e Integridade em Pesquisa

Todo manuscrito encaminhado à RJPP que se tratar de pesquisas realizadas com humanos, devem atender o disposto na Resolução CNS nº 466/2012, o(s) autor(es) precisam informar que o trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS).  

Diretrizes Gerais do Manuscrito

Antes de realizar o envio do trabalho, sugerimos que o(s) autor(es) façam uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Se necessário, descrever fórmulas por extenso.
Para redação e apresentação do texto é requerida que esteja em formato doc, com as seguintes configurações: páginas em papel A4 (29,7 x 21 cm), margens de 2 cm em todos os lados, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre parágrafos com recuo de 1,5 cm e texto justificado.
O resumo e as palavras-chave do artigo, na língua original do trabalho e em inglês, não devem ultrapassar 250 palavras.
O artigo deve possuir no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, incluindo: Título, subtítulo, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, metodologia, análise e discussão dos resultados, conclusões e as referências.
É permitido o máximo de quatro autores para cada artigo.
O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza.

Partes do Manuscrito

  • As páginas devem ser numeradas consecutivamente até às referências.
  • O uso de negrito fica restrito ao título e subtítulos do manuscrito. Título do trabalho (alinhamento centralizado, tamanho 14, fonte negrito, cor preta e maiúscula): subtítulo (se houver, separado do título por dois pontos, tamanho 14, fonte normal e letras minúsculas).
  • O itálico será aplicado apenas para destacar termos estrangeiros.
  • Nas citações de autores, com até três linhas, usar aspas e inserir normalmente na sequência do texto; nas citações com mais de três linhas, destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, com tamanho 11, espaçamento simples entre linhas e recuo de 4 cm da margem esquerda. Para falas de entrevistados, aplicar o mesmo procedimento.
  • As ilustrações (quadros, tabelas, figuras e gráficos) deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10.
  • As tabelas devem ser padronizadas conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993, disponíveis em <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf>.
  • Não usar abreviaturas/siglas no título e subtítulo.
  • No texto, usar somente abreviações/siglas padronizadas. Na primeira citação, a abreviação/sigla é apresentada entre parênteses, e os termos a que corresponde devem precedê-la.
  • Notas de rodapé deverão ser restritas ao mínimo indispensável, não sendo aceitas notas de fim nos manuscritos.
  • As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome do autor.

Estrutura do Texto

  • Folha de Rosto Identificada
  1. Título do artigo com no máximo de 12 palavras em português.
  2. Nome de cada um dos autores.
  3. Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir o nome da universidade, cidade, estado e país).
  4. Nota de rodapé com endereço completo e e-maildo autor responsável pela comunicação direta.
  5. Lista com e-mailsde todos os autores.
  6. Informações sobre os autores (três a quatro linhas sobre cada autor).
  • Folha de Rosto sem Identificação
  1. Título completo em português.
  2. O resumo é limitado a 250 palavras. Deve ser objetivo e claro, deverá estar estruturado em objetivo, método, resultados e conclusão (ou considerações finais).
  3. Corpo do texto propriamente dito iniciado em uma nova página.
  4. Lista enumerada com as referências.

Submissão do Manuscrito

Os manuscritos devem ser submetidos à RJPP por e-mail (Colocar email institucional). Antes de submeter o manuscrito os autores devem verificar as normas da RJPP.
O autor responsável pela submissão deve encaminhar a seguinte documentação: página de título; documento principal, comprovante de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética e declaração de responsabilidade pela autoria por qualquer problema que venha acarretar a publicação do manuscrito (Modelo de Declaração de Autoria).

Entrevista

Entrevista a pesquisador, gestor ou ativista relacionado à temática de juventude.

Reportagem

Texto de caráter jornalístico, sob conteúdo de interesse público. É elaborada pela equipe técnica da revista e relaciona-se com o tema da edição.

Artigos

Seção dedicada a artigos de cunho acadêmico. Deve conter descrição, análise e apresentação de dados resultantes de uma pesquisa já finalizada ou dos resultados parciais, no caso de estudo em andamento. O artigo deve estar relacionado ao tema específico da edição.

Ensaio

Texto literário conciso em formato livre.

Resenha

A resenha crítica consiste na elaboração de um resumo da obra em questão, seguida da escolha das ideias principais, e elaboração de um juízo sobre o valor da obra. 

Tradução

Tradução de artigo acadêmico ou literário.

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