JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO: Ligas Juvenis Alemãs e Políticas de Juventude no Brasil

  • Cristiane Sander Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Juventude, Participação, Ligas Juvenis

Resumo

Considerando que a juventude deve ser compreendida enquanto categoria social e os jovens como sujeitos de direitos para que possam contribuir de forma decisiva para dinamizar a sociedade e propor soluções para os seus principais problemas. É necessário criar formas e possibilidades da participação ativa dos jovens que dependem em grande parte da existência de espaços sociais adequados, nos quais os mesmos possam desenvolver ações e projetos vivenciando e experinciando a participação, a auto-organização e a autonomia. Esse protagonismo é indispensável no processo de socialização e do exercício da cidadania. Na Alemanha existe uma longa tradição na criação e fortalecimento de espaços e organizações, como as Ligas Juvenis, nas quais os jovens podem vivenciar e experienciar a participação e a autonomia. As Ligas Juvenis são hoje reconhecidas como espaços sociais pedagógicos para a socialização dos adolescentes e jovens, pelo Estado e sociedade. O artigo apresenta a estrutura e os princípios das Ligas Juvenis, e a importância da participação enquanto um processo formativo nas mesmas, além de refletir de que forma estas experiências podem contribuir na realidade da juventude e da Política de Juventude no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Sander, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Serviço Social/ Universidade de Kassel Alemanha; Pós-doutoranda e bolsista PNPD/CAPES, junto ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social/ UNIOESTE, desenvolvendo o projeto de Pesquisa “A Politica Nacional de Juventude e participação dos jovens na formulação e implementação da Politica de Juventude em Toledo PR”; graduanda em Serviço Social/UNIOESTE. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade – GEPPAS e do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais – GPPS. 

Publicado
2014-12-16
Como Citar
1.
Sander C. JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO: Ligas Juvenis Alemãs e Políticas de Juventude no Brasil. Juventude e Políticas Públicas [Internet]. 16º de dezembro de 2014 [citado 1º de dezembro de 2020];1(1). Disponível em: https://revistasnj.mdh.gov.br/index.php/snj/article/view/CRISTIANE%20SANDER